Histórico da Associação Pleno Cidadão – ASPEC



A Associação Pleno Cidadão – ASPEC é uma organização de caráter social sem fins lucrativos, criada em 20 de outubro de 2009, hoje qualificada como Organização Social, por meio da Resolução Nº 05/2015 da Secretaria da Administração, Conselho de Gestão das Organizações Sociais.  Nasce do individual ativismo, de luta e sentir de um grupo de técnicos sensíveis e preocupados mediante suas experiências pessoais e profissionais, pelos devastadores efeitos do sistema econômico, que conduz milhares de indivíduos, sejam eles crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas suas mais diversas condições,  a segregação, a exclusão social, a sofrimentos emocionais e psicológicos sem precedentes, sobretudo aqueles que estão fora dos padrões preestabelecidos da conjectura socioeconômica e política da sociedade.


AÇÕES:

As ações da Associação Pleno Cidadão - ASPEC, parte do ideal de que todo e qualquer indivíduo tenha uma vida plena, com seus direitos garantidos, que sejam expressos em Políticas Públicas e Políticas Reparadoras, a minimização da opressão e do abismo social vigente. Um dos objetivos da Associação Pleno Cidadão é o de ser um espaço de crescimento, formação e mudança social, destinado a todos que buscam um novo sentido para a sua vida e, um novo olhar pessoal e social. Ser também parte integrante dos movimentos sociais, que buscam gerar conversões sociais, com senso democrático, críticos, solidários e sustentáveis. E é por tudo isto que, a Associação Pleno Cidadão, através de profissionais, como os que compõem o seu quadro de associados, trabalha por e para promover e preservar os direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, negros, grupos Lgbts e idosos, sobretudo os que estão em maior processo de exclusão ou exploração social. Estando apta a atuar em cooperação e parcerias com órgãos governamentais e não governamentais nacionais e internacionais, para oferecer os serviços pautados em seu Estatuto, a quem demandar por estes, desde uma ampla análise e resposta sustentável, dentro de um serviço de apoio e ajuda corresponsável. Para isto, a Aspec parte de uma análise global de oferecer uma metodologia de intervenção preventiva, educativa, social e terapêutica, aos problemas de desestrutura e despersonalização social, emocional e psíquica que afetam um número significativo de pessoas que hoje são apontados nas estatísticas da exclusão social e familiar.

NOSSA MISSÃO: 

“A missão da ASPEC está pautada na promoção humana de forma plena e integral, considerando aspectos fundamentais como a elevação da qualidade de vida, através da qualificação e/ou aperfeiçoamento profissional, apropriação de cultura, esporte, lazer, saúde, garantia de direitos da criança e do adolescente, adultos e idosos, segurança e preservação do meio ambiente, tudo isto pautado na visão sistêmica de sustentabilidade”.

VALORES:

  • Executar Projetos de caráter social e de interesse público com competência; 
  • Utilizar as melhores técnicas sociais disponíveis com ética e integridade;
  •  Acolher com ética e respeito as demandas e aspirações do público atendido;
  • Ser compliance em consonância com a Legislação em vigor, prestando contas de suas ações. 

VISÃO:
Ser referência no atendimento psicossocial através do olhar humanizado e integral do indivíduo, aperfeiçoando continuamente o conhecimento, para desenvolver ações de excelência no ramo de atuação.